Logo do SESI TORNEIO DE ROBÓTICA

O programa FIRST® LEGO® League Challenge desafia estudantes de 9 a 15 anos a buscarem soluções para problemas da sociedade moderna a partir de um mergulho no conceito STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática).

Os jovens, liderados por dois adultos, técnicos da equipe, precisam trabalhar em sintonia tendo como base Valores Essenciais (Core Values) como respeito, ganho mútuo e competição amigável. Seguindo regras específicas para cada temporada, eles constroem robôs baseados na tecnologia LEGO® SPIKE™ Prime, que devem ser programados para cumprir uma série de missões.

Para participar, as equipes devem ter de 2 a 10 integrantes, que podem estar associados a uma escola, um clube, uma organização ou simplesmente ser formado por um grupo de amigos. O SESI recomenda o número mínimo de 4 competidores por equipe.

A categoria Challenge da FIRST® LEGO® League é operacionalizada, no Brasil, pelo SESI, desde a temporada 2012-2013. O programa tem ainda outras duas categorias, operacionalizadas, no Brasil, pela Educacional - Ecossistema de Tecnologia e Inovação: Discover (3 a 6 anos) e Explore (6 a 10 anos).

 Texto alternativo da sua imagem
 Texto alternativo da sua imagem

De 2 a 10 competidores
(crianças e adolescentes de 9 a 15 anos)

 

 Texto alternativo da sua imagem

2 treinadores
(adultos responsáveis)

 

 Texto alternativo da sua imagem
 Texto alternativo da sua imagem


 

Como acontece todo ano, o desafio é baseado em um conjunto de problemas do mundo real, os mesmos vivenciados por profissionais como cientistas e engenheiros. Após o lançamento, as equipes têm de 8 a 10 semanas para se preparar para 4 categorias de avaliações e participar dos Torneios de Robótica.



Use o mouse para navegar nas peças abaixo e saiba mais sobre as etapas do torneio

 

 

 

 Texto alternativo da sua imagem


Para participar do torneio oficiail, a equipe deverá se inscrever para competir nos torneios regionais. Os melhores da etapa regional são selecionados para o torneio nacional e disputam a chance de representar o Brasil no campeonato mundial ou participar de abertos internacionais.
 

topo